Provavelmente você já ouviu a máxima “quem não é visto não é lembrado”. E apesar de ser uma frase antiga, ela ainda é muito atual e verdadeira. Com uma grande concorrência no mercado, independente do segmento, ter uma marca forte e com boa visibilidade é imprescindível para conquistar os consumidores e garantir seu espaço.
Ter uma presença forte, seja on ou offline, permite que a sua empresa atinja o público-alvo, faça mais vendas, ganhe mais clientes e até mesmo melhore o relacionamento com os consumidores por meio de interações e engajamento.
Quando a sua empresa é reconhecida pelos consumidores, ela ganha destaque e se torna uma referência para o mercado. Além disso, ela conquista a confiança dos clientes e o processo de fidelização destes se torna mais fácil. A consciência de marca, ou o brand awareness, está diretamente ligado ao branding da sua empresa e também à gestão da marca. Então, antes de pensar em estratégias para divulgar o negócio, é preciso ter uma marca sólida, com valores e propósitos muito bem definidos e traçar os objetivos a curto, médio e longo prazo.
Por onde começar?
Não é possível negar a influência e força das mídias tradicionais mesmo nos dias atuais, mas é fundamental para o seu negócio ter uma presença digital sólida. Além de ser mais acessível para empresas de pequeno e médio porte, ter um posicionamento online é uma regra para qualquer empresa que busca se expandir e se fortalecer no mercado.
Segundo a pesquisa Global Digital Overview de 2020, feita pelo We Are Social em parceria com o Hootsuite, são 150,4 milhões de brasileiros com acesso à internet, sendo que 140 milhões deles têm acesso às redes sociais. Um número impressionante, não é mesmo?
O mesmo estudo também aponta que o Brasil é o terceiro país que passa mais tempo nas redes sociais com uma média diária de 3h30, ficando atrás somente das Filipinas e Colômbia. Por isso, se torna imprescindível ter uma presença digital para atrair mais interessados em seus produtos e serviços.
Como melhorar o alcance da minha marca?
Para melhorar o reconhecimento da sua marca é natural que ela tenha um bom alcance entre o público. E como fazer isso? Com uma campanha de marketing muito bem planejada levando em consideração a persona do seu negócio e entregar um conteúdo de qualidade. O meio digital fornece inúmeras possibilidades para mensurar o comportamento e gostos do seu público, assim, fica mais fácil fazer ações mais precisas que agradem o seu consumidor. É possível coletar dados via Google Analytics do seu site, ver quais as matérias mais acessadas do seu blog, analisar as ferramentas de insights das suas redes sociais e canal do Youtube, enfim, são muitas opções para entender melhor o perfil dos seus seguidores.
O foco deve ser no conteúdo
Agora que você já sabe da importância de estar presente em diversas plataformas para conseguir impulsionar a sua empresa, está na hora de pensar em como fazer isso. Ter um planejamento é fundamental para que as suas ações funcionem e a sua empresa não perca tempo e dinheiro. Hoje não basta apenas estar presente, é preciso gerar conteúdos relevantes e que façam sentido para a sua audiência. Muitos negócios cometem o erro de produzir uma grande quantidade de postagens em diversas redes apenas considerando o volume e não a qualidade destes conteúdos. Este tipo de iniciativa pode gerar uma enorme frustração, pois as publicações conseguem pouco ou nenhum engajamento e a marca não cria uma relação sólida com os usuários.
Por isso, busque compreender as principais dores e necessidades dos seus consumidores e produza um conteúdo que realmente seja útil para ele. Com o excesso de informação que os usuários recebem todos os dias, apenas conteúdos que prendam a sua atenção e despertem sua curiosidade serão capazes de entretê-lo e gerar uma conexão.
Outro fator importantíssimo que deve ser considerado é analisar as tendências de mercado. Por exemplo, com a pandemia, o consumo de vídeos aumentou muito. As pessoas começaram a utilizar o Youtube para procurar resenhas de produtos, consumir entretenimento, buscar tutoriais para uma infinidade de coisas entre outras possibilidades. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Think With Google, em 2020 as marcas se apropriaram de novos formatos de produção de vídeo e conseguiram melhorar o diálogo com os clientes, indo além dos anúncios convencionais.
São muitas possibilidades que a sua marca pode oferecer para os usuários: cursos, workshops, transmissões ao vivo, minisséries, eventos online, enfim, inúmeros formatos que podem engajar a sua audiência e transformar a sua empresa em uma autoridade no segmento. E se você se preocupa com a qualidade destas produções e quer transmitir uma boa impressão para o seu público, conte com a ajuda de profissionais especializados que entendam de produções em vídeo de alta qualidade. Assim, você oferece a melhor experiência possível e encanta a sua audiência!