O hábito de fazer eventos online se tornou ainda mais forte por conta da pandemia que estamos vivendo. É uma ótima solução para quem quer apresentar novas ideias e inovações para o seu público neste período e também mantê-lo engajado.
Por isso, a transmissão de eventos, webinars, cursos online está cada vez mais requisitada por pessoas do mundo todo. Mas é importante se manter atento às mudanças de cenário que podem vir acontecer.
Vantagens de um evento online
Fazer um evento online vai ajudar mais na sua visibilidade do que um presencial. Primeiro, porque permite que um número ilimitado de pessoas possam assistir, de qualquer parte do mundo. Além disso, é muito mais fácil as pessoas se programarem e tirarem um momento para assisti-lo.
Uma outra vantagem que podemos citar é sobre o valor. Eventos online são mais baratos, tanto para o organizador quanto para o público. O organizador terá uma economia em questões como locação física, decoração, coffee break. Já para o público, além de um desconto no valor do ingresso, um evento online não exige deslocamento.
Uma vantagem que não pode deixar de ser citada é a divulgação. É muito mais fácil você fazer um evento online hoje em dia. Você tem a seu favor as redes sociais, email marketing, blogs e até mesmo estratégias de grupos no WhatsApp ou Telegram.
Quais são os tipos de evento online?
Assim como os eventos presenciais, existem várias modalidades de eventos online que atendem diferentes necessidades e objetivos. Confira os principais:
Webinar ou seminário virtual
É um sucesso no mundo acadêmico, mas que muitas empresas adotaram para disponibilizar treinamentos. Ele possui um caráter de aula/palestra para passar ao público algo que eles realmente queiram aprender ou entender mais.
Cursos online
Um curso tem uma duração longa, e geralmente, podem demorar até meses para que o participante conclua. É um formato que oferece um conteúdo mais específico e aprofundado, com o foco em promover o aperfeiçoamento em uma área específica.
Jornadas
É um tipo de evento maior do que o webinar, pois sua duração é maior e é divida em blocos com temas bem definidos, com a participação de diferentes palestrantes.
Dicas para ser um evento de sucesso
Dentre as vantagens citadas, certamente você ficou convencido de fazer um evento online. Agora é hora de colocar a mão na massa. Confira as dicas abaixo para ajudar no seu planejamento!
1) Escolha um tema
Definir a temática é o primeiro passo é super importante. Qual é o assunto que você irá abordar? Será que o público tem interesse em aprender mais sobre? É um tema que possui relevância e é atual?
São apenas algumas das perguntas que você precisa colocar em seu planejamento.
Você não sabe qual tema seu público tem mais interesse em aprender? Não se preocupe. Use as redes sociais a seu favor. Crie enquetes para entender qual é a dor momentânea das pessoas que te acompanham e em que elas gostariam de se aperfeiçoar. Você também pode fazer isso via Google Forms e disparar por email para a sua base de contatos ativas, caso tenha uma.
Um ponto que muitos organizadores não sabem, mas o tema é essencial para definir o sucesso do seu evento online, pois é ele que irá atrair mais pessoas. Por isso, ouvir seu público é essencial!
2) Datas e horários bem definidos
Tema definido, agora é partir para o dia e a hora. Geralmente, os eventos online acontecem ou aos fins de semana ou em dias úteis após o horário comercial. É um ponto importante, pois o participante vai precisar tirar um tempo para se programar e assistir.
3) Escolha os equipamentos necessários
Ao realizar um evento online, é imprescindível que você pense além do conteúdo que será ofertado. E isso quer dizer que toda a “mecânica” do evento também é importante.
Nessa etapa é preciso que você tenha bons equipamentos de gravação audiovisual, para que tanto a imagem quanto o áudio sejam de qualidade. Além disso, tenha também uma conexão de internet que suporte a transmissão.
4) Organize seu cronograma
Após definir o tema, o horário, é hora de pensar no que o seu público espera para assistir. Por isso, organize um cronograma e defina seus objetivos. Você pode listar os seguintes tópicos:
– Separe por módulos: se for um aulão online, separar por módulos ajuda na organização dos alunos e a entenderem o assunto de forma gradual.
– Monte um calendário: talvez não vale a pena lançar todo o conteúdo de uma vez, por isso, pode definir dias certos da semana que os conteúdos serão lançados.
– Não deixe de incluir exercícios: É uma forma dos participantes se sentirem mais próximos de você e também memorizarem o que está sendo apresentado. Ao final de cada módulo, solte uma tarefa ou materiais complementares.
5) Pós-evento
Não deixe para pensar nisso depois que o evento acabar. É uma das partes mais importantes do seu planejamento, já que ela fará toda a diferença nos seus resultados. Durante o evento, você vai tentar promover a melhor experiência para o seu participante, mas o depois fará toda a diferença na sua fidelização.
Se houver certificados, prepare-os com antecedência e enviei assim que o evento finalizar ou quando receber a notificação de finalização da última etapa proposta. Aproveite esse tempo e peça para eles responderem feedbacks com os pontos positivos e negativos para você ter em mente o que pode melhorar para os próximos – desde a divulgação até a realização. Isso com certeza será seu guia para que possa oferecer muitos outros eventos!