Multi streaming: descubra como fazer lives para várias plataformas

Você sabia que é possível fazer lives em várias plataformas ao mesmo tempo? Então, continue lendo para saber sobre o recurso multi streaming, que vai ajudar a alavancar seu conteúdo para outras redes, além de aumentar seu engajamento e espalhabilidade do conteúdo.

Mas afinal, o que é multi streaming?

Se você entrou na onda de fazer lives recentemente, precisa conhecer o recurso multi streaming.

Ele ajuda a transportar a sua live para outras plataformas. Ao usá-lo, além do Facebook, sua transmissão poderá ser vista em redes como o Instagram, Youtube, LinkedIn e até mesmo a Twitch.

Tudo funciona com a tecnologia live streaming, que transmite os dados para um software multi streaming e ele irá repassar essas informações para cada plataforma que você escolher transmitir.

Mas, para que isso aconteça, será necessário um encoder profissional, que é um programa responsável por codificar informações e transmiti-las para as redes. A parte bacana desse processo, é que esses programas permitem adicionar elementos para deixar sua live ainda mais profissional, como vinhetas, trilha sonora e até mesmo o uso de mais de uma câmera.

Com certeza, você já assistiu alguma live e viu alguns elementos aparecendo durante a transmissão, como o nome de um entrevistado, ou então algum meme do momento. Isso é graças ao encoder.

Como fazer?

O primeiro passo para fazer uma live multi streaming, é baixar um programa que te ajude a fazer essa distribuição.

Se você tentasse fazer por conta própria, em cada uma das plataformas, muito provavelmente sua conexão não iria aguentar. Por isso, alguns serviços surgiram para dar esse suporte, como é o caso do Restream.

Por meio dele, sua live é enviada para os servidores e eles redistribuem para qual rede você desejar. O Restream é, hoje, uma das plataformas mais populares para quem deseja fazer lives multiplataformas. É uma ferramenta gratuita e que possui ótimos recursos.

Mas, além disso, você também precisará de um programa que ajudará na transmissão da sua live. O mais conhecido, e também gratuito, é o OBS Studio.

1º passo

Crie uma conta no Restream e já configure quais redes você gostaria de ter sua live transmitida.

2º passo

Como citado, você precisará baixar o OBS Studio para enviar seus dados para o Restream. Por isso, será necessário fazer a integração. As últimas versões do software já contam com a integração com o Restream, você precisará somente configurar para usar.

Basta acessar Arquivo > Configurações > selecionar o serviço do Restream na aba Transmissão.

3º passo

Com tudo configurado, já está tudo pronto para você começar a sua transmissão! Com essa ligação entre os dois programas, você poderá adicionar informações sobre sua live, além de acompanhar comentários e usar elementos gráficos para deixá-la mais atrativa para o espectador. Tudo isso em um lugar só!

Quais as vantagens e desvantagens do multi streaming?

O ponto positivo de ter uma live transmitida em várias redes sociais ao mesmo tempo é maximizar a entrega do seu conteúdo para diversos públicos, já que as chances de você ser visto e reconhecido são maiores.

Com isso, sua presença online ficará mais forte e abrangente.Você também saberá em qual rede o seu conteúdo vai ser melhor aceito, qual vai ter trazer mais seguidores e até mesmo receberá feedbacks sobre a transmissão e saber em quais pontos melhorar.

Já o ponto negativo, você terá que lidar com algumas telas de chat ao mesmo tempo, para interagir com os espectadores e garantir que o seu canal não fique somente um monólogo. Pois é importante manter um contato saudável com seu público.

Se você quer saber mais sobre como fazer uma live, não deixe de acessar nossa matéria aqui. Explicamos as boas práticas para ingressar nesse universo.

COMPARTILHE!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email